quarta-feira, 5 de maio de 2010


RESENHANDO


A partir de hoje passo a publicar resenhas literárias e indicações de obras essenciais da Literatura Brasileira, procurando dar destaque em especial a autores menores, lamentavelmente esquecidos pela crítica, pela mídia e pelo público, ou possuidores de uma obra menor e menos conhecida.

Alternarei estes comentários com perfis de escritores que precisam – e merecem – ser resgatados do esquecimento.


1 – À BEIRA DO CORPO

Autor: Walmir Ayala

9ª Edição. Belo Horizonte, 2007.

Editora Leitura.

Baseado em uma história que o próprio autor vivenciou, o romance passa-se na idílica cidadezinha gaúcha de Vila Nova, com seus pessegueiros e sua natureza em flor. Mas, como afirma o poeta Ledo Ivo na orelha do livro, este bucolismo “não tem o poder de datar a narrativa. Apenas a situa.” O trágico amor de Bianca e do Tenente Sebastião é narrado com passionalidade e baseado no princípio bíblico da perda da pureza e do pecado original. Felonia, vingança pessoal e uma profunda reflexão sobre a natureza da transgressão marcam este livro.

Sendo seu autor um dos mais expressivos poetas surgidos nos anos 50, é de observar-se que este À Beira do Corpo não segue a linha tradicional do romance brasileiro, ou seja, o objetivo acaba por dar lugar ao subjetivo. Ficção e lirismo se conjugam ao final desta trágica narrativa, o que pode causar estranheza aos leitores habituados ao molde tradicional da ficção brasileira. Esta é uma tendência curiosa que passou a vigorar a partir de autores como Cornélio Pena e Lúcio Cardoso, como também observa Ledo Ivo.